segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Dicas de Etiqueta: Minha casa é sua casa?!

Ooie
Hoje vim falar sobre dicas para quem vai dormir na casa de amigos, parentes, etc. Ou seja: o que é legal e o que não é legal de fazer quando for dormir em uma casa que não é a sua!
Recentemente eu fui dormir na casa de amigos e parentes, e sempre penso em não ser um peso para meus anfitriões. Ainda mais que levo minha filha de 10 anos. Na verdade é mais o que você deve prestar atenção, são detalhes que para muita gente já são cuidados normais, e para outras serão detalhes desapercebidos como coisas banais. Na minha opinião, cuidando pequenos detalhes, sua visita será mais tranquila e agradável :D


1) Não largue suas coisas em qualquer lugar!

Quando você chegar na casa, pergunte aos seus amigos ou parentes onde você pode colocar seus pertences (mochila, sacola, mala, etc.). Já vi pessoas largando sacolas em sofás, cadeiras, onde fazem falta para as pessoas sentarem. Seus anfitriões nem sempre terão coragem de te falar onde você pode hospedar suas "tralhas", já que você é a visita e eles querem te agradar!

2)  Não peça para trocar de roupa!

Você chega na casa de sua visita com sua roupa de "domingo", aí na chegada você pede para ir no banheiro colocar sua roupa de "mendigo" hiper confortável que você usa quando está depressivo em casa. Genteee, você se arrumou não só para o trajeto do passeio, mas também para interagir com seus amigos que também se arrumaram. E se eles quiserem te levar a um passeio? Ou na casa da vizinha conhecer o filhote de rottweiler que nasceu? Já vi anfitriões que se ofenderam com a atitude...

3) Não deixe suas coisas espalhadas pela casa!

Além de ser ruim para você, que com certeza acabará se esquecendo da metade de seus pertences na casa de seus amigos, é muito estranho para os donos da casa irem no banheiro e dar de cara com a calcinha "freiada" de seus filhos jogadas num canto! Pelamor! Já vi também Anfitriões que ficaram catando pequenos objetos das suas visitas e juntando em um cantinho, que feio! Cuide de suas coisas e não leve tão a sério a frase "Sinta-se em casa".

4) Se está com fome, aceite a oferta!

Se estiver com fome, não recuse se os anfitriões oferecerem algo para comer; eles estavam te esperando e se prepararam para este momento. Até porque você não quer se "atracar" no almoço ou janta porque fez "boquinha" e não aceitou nada o dia todo. Não precisa exagerar comendo tudo o que seus amigos tem na geladeira, mas ficará difícil dormir depois com a barriga "roncando" de fome!

5) Cuide seus filhos!

 Não tem coisa mais feia do que você "fingir" que não está vendo seu rebento colocando a casa abaixo. Tem anfitriões que dizem que não se importam, e até falam "deixa ele(a), está se divertindo" mas isso é pura e educada MENTIRA! Depois que você sair com certeza o seu fulaninho mal educado vai virar o assunto da semana. Eu, particularmente sou uma ótima anfitriã, mas não deixo os filhos de minhas visitas "detonarem" minha casa. Por isso não corra o risco dos donos da casa "educarem" seus filhos na sua frente. As crianças, até as mais educadas, tendem a perceber que você está concentrada em outras coisas e se salientarem. Aproveite o passeio mas fique atento ao que seus pequenos estão aprontando!

6) Ajude em alguma coisa, mas não insista!

Se ofereça para lavar uma louça, pôr a mesa de uma refeição, fazer uma sobremesa... Mas atenção! Se os donos da casa insistirem que NÃO precisa, não insista! Muitas pessoas gostam de ajuda, mas algumas curtem cozinhar sem ajuda, ou não gosta que mexam em suas coisas. Conheço uma pessoa que chega na casa de seus parentes e faz muitaaaa questão de fazer arroz, a sobremesa... A pessoa visivelmente fica constrangida e é obrigada a deixar, porque a pessoa não dá outra opção! Feio feio...

7)  Siga a rotina da família!

Tem pessoas que tem sua rotina toda programada, e receber visitas já é uma mudança de rotina, então não torne tudo mais complicado. Pergunte em quais horários seus anfitriões tomam banho, acordam... Por mais que eles falem que você pode fazer seus horários, não esqueça que a casa não é sua. Tem anfitriões que realmente não se importam, mas na dúvida sonde como a rotina é estabelecida na sua ausência.

8) Não acampe!

Visita é bom, mas cansa. Por mais que a casa de seus amigos e parentes seja confortável e agradável como um hotel cinco estrelas; com a adorável diferença que você não desembolsa uma fortuna, não abuse! Seja uma visita "simancól" e fique o tempo suficiente para sentirem sua falta!

9) Esqueça a TV e o Celular!

 Cuide-se para não ficar grudada(o) no celular! Sabemos que hoje em dia é super normal estarmos sempre conectados no Whats, facebook, mail, etc... Mas ora, você foi visitar alguém para conversar, interagir, trocar ideias, olhares, toque! Deixe um pouco a tecnologia de lado e aproveite o momento. Assistir sua novela favorita, se os anfitriões não assistem, fica fora de questão. Não peça para trocar de canal se seus amigos não pediram sua opinião!

10) Agradeça e retribua!

Seja grato pela atenção e dedicação com que te receberam. Ofereça sua casa para que seus amigos desfrutem da sua cia também. Não existe nada melhor que demonstrarmos nosso carinho e gratidão pelas pessoas que amamos. ;)




.

2 comentários:

Lu Gregory disse...

Adorei... Muito interessante,e tem coisas que agente não se toca, não percebe.. Agora ficarei mais atenta...

Jóice Nunes disse...

kkkk é sim amiga, e pior que escrevi esse texto lembrando do que minha mão e tias falavam de suas visitas, e também do comportamento errado delas mesmas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...