quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Auto Retrato de Pablo Picasso



Pablo Picasso: Biografia

Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso nasceu em Málaga, Espanha, em 25 de outubro de 1881. Filho de um pintor e professor de desenho, realiza sua primeira exposição individual aos 19 anos, na galeria de Ambroise Vollard. Em 1904, Pablo Picasso decide se mudar definitivamente para Paris, para fazer parte da vanguarda artística da cidade.
Em 1907, pinta As Senhoritas de Avignon, um dos marcos iniciais do movimento cubista, que ele viria a desenvolver nos anos posteriores com o pintor George Braque. Apesar de ser conhecido como um pintor cubista, Pablo Picasso apropria-se, ao longo de sua trajetória, de outras tendências artísticas, como o neoclassicismo e o surrealismo.
Durante a guerra civil espanhola, Pablo Picasso assume o cargo de direção no Museu do Prado e providencia para que os tesouros artísticos do país sejam evacuados. Em 1937, a pedido do governo republicano da Espanha, pinta para a Exposição Internacional de Paris a obra “Guernica”, onde denuncia os horrores do bombardeio nazista a pequena cidade espanhola de mesmo nome.
Em 1971, Pablo Picasso expõe sua obra na Grande Galeria do Museu do Louvre, tendo sido o primeiro artista vivo a receber tal honraria. Morre em 1973, aplaudido como um dos mais importantes pintores do século XX. 
Obra Auto Retrato (1907) de Pablo Picasso
O Auto retrato feito por Pablo Picasso é a obra que previu os traços que seriam marcantes do cubismo.  O nome original da obra é Self-Portrait. O tamanho da obra é  50 cm x 46 cm e a técnica é óleo sobre a tela. O quadro tem também ares de juventude, especialmente no olhar, que é ao mesmo tempo fixo e vago, tais como o de um jovem que contempla alguma imagem. Atualmente, a obra encontra-se na República Tcheca, na Galeria Nacional Nacional de Praga  (conhecida como Národní Galerie).



Trabalho baseado na Obra Auto Retrato

Baseado na Obra de Pablo Picasso, os alunos farão um auto retrato seu, para trabalharmos as diferenças em sala de aula, onde cada um falará de sua obra e finalizaremos com uma exposição das obras. 



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...