quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Tem Carta pra mim?

Oie, vim para contar para vocês de um Projeto bem legal que desenvolvi no Colégio que trabalho, segue pra vocês, com a finalização na nossa Visita Pedagógica . Vamos lá?!

 Projeto “Tem carta pra mim?”
Professora Jóice Nunes
4° Ano

Introdução
O gênero textual carta é pouco comum entre os alunos, pois atualmente está sendo substituídos pelas correspondências digitais. No entanto, é importante conhecer sua estrutura, pois textos como esses são encontrados na literatura, no meio publicitário e cartas comerciais.
Para isso, elaborei um Projeto, a partir do que foi estudado na Unidade 5 da Apostila Sistema de ensino Positivo Volume 2, a fim de realizar uma saída pedagógica à uma Agência dos Correios do Município de Sapucaia do Sul, com data prevista em 29/agosto de 2014, para que os alunos vivenciem todo o processo da escrita de uma carta, desde a sua produção até a sua expedição.

Objetivo Geral
A carta pessoal é uma forma de comunicação entre pessoas. Além de informar, poder transmitir opiniões, sentimentos, impressões. São esses os aspectos que serão analisados pelos alunos, além de aprender sobre o processo de funcionamento, organização e expedição de uma correspondência nas agências dos Correios.

Objetivos Específicos
Produzir, ler e interpretar cartas pessoais;
·                 Aplicar e ampliar o conhecimento em gramática e ortografia;
          Conhecer o processo de envio de correspondências nos Correios;
            Proporcionar aos alunos a ampliação do conceito Comunicação.

Justificativa
A carta é um dos instrumentos de comunicação mais antigos . Portanto, é importante resgatar o gênero e fazê-lo circular entre nossos alunos. Iremos proporcionar aos alunos todo o processo da produção de uma carta, na prática, desde a sua produção até a postagem por eles mesmos nas Agências dos Correios local.

Metodologia
Estudos da Unidade 5 “ Tem carta pra mim” da Apostila Sistema de ensino Positivo Volume 2.
Composição de uma carta de acordo com sua função social (local e data, saudação, texto, despedida, assinatura e se tiver um P.S. ou Obs.) e seus propósitos comunicativos.
Saída Pedagógica à uma Agência dos Correios local para realizarmos a postagem da carta e aprendermos obre o funcionamento e organização da agência, assim como o processo de expedição de uma correspondência.

Avaliação
Levar os alunos a repensar no maior aproveitamento de utilização desse gênero textual para a comunicação e analisar o valor e a função social desse serviço para a comunidade.
Desenvolver habilidades de escrita avançando no processo de letramento.
Compreender a estrutura de uma carta, produzindo todos os passos necessários à sua elaboração e registrar corretamente os dados do destinatário e do remetente no envelope.
Manter uma sequência lógica de ideias ao desenvolver o assunto.


Fotos da Visita Pedagógica na Agência dos Correios:











Curtiram???
Abraços \O/
.
.
.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...