quarta-feira, 16 de julho de 2014

Eneagrama de Personalidade

Oiee
Bom, vim hoje contar pra vocês da semana muitooo especial que estou tendo no Colégio em que leciono! Entre palestras e oficinas, todas muito especiais, que nos ajudam a refletir nossa prática pedagógica diária, vou deixar aqui com vocês algo que descobri sobre minha personalidade. No Eneagrama, descobrimos um pouco mais da consciência humana,  segundo nove padrões. No meu caso, consegui descobrir qual deles me identifiquei e me descobri:

 

Tipo 6 - Cuidadoso (Medo - Teórico)

As pessoas do Tipo 6 são desconfiadas, porque tem medo de que ocorra algo ruim e preferem preparar tudo com cuidado, para se sentir mais seguro. Seu vício emocional inconsciente é o medo, por isso agem com cautela.
São pessoas atentas, inseguras e intuitivas, preferem estar preparados e evitar improvisos. Preferem o que conhecem e se preparam para o que não conhecem, como o futuro que é incerto. Procuram clareza em regras e regulamentos, são muito ansiosas e não suportam suspense.
São pessoas desconfiadas e estão sempre em alerta, sua necessidade de segurança fazem elas tomarem precauções contra qualquer ameaça real que perceberam. São realistas e se preocupam demais com o perigo, por isso questionam as ações que fazem e as que as outras pessoas fazem.
Elas são pessoas vigilantes, que percebem sempre o que os outros estão escondendo. São sociáveis, gostam de ficar em conjunto com outras pessoas. Consideram-se cautelosas e realistas. São dependentes e precisam sempre de um referencial, como um líder, para sustentação.
Não gostam de obedecer às ordens dos outros e procuram questionar intensamente as intenções dos outros, porém são muito leais, principalmente com o grupo, criando um espírito de equipe no grupo de trabalho com muita lealdade.
Preferem evitar os problemas a arcar com as conseqüências. Podem variar de reservadas e tímidas a francas e confrontadoras, mas só estão seguros se o problema for de probabilidade impossível. Preferem ficar mentalmente ocupadas para não pensar, para evitar que pensem em ameaças.
São organizadas, comprometidas e criativas. Questionam as próprias decisões, os motivos dos outros e a segurança de qualquer situação, imaginam as piores situações como uma maneira de se preparar, prevendo possibilidades ruins e procurando evitá-las.
São contestadores e procuram por erros e ameaças, mas são corteses e alegres. Costumam a ficar irritadas com pessoas que não previnem desastres ou considera os desastres muito improváveis.
Trabalham normalmente em áreas de gerências de pessoas e procedimentos, como por exemplo áreas de produção, financeira e relações humanas. O que as ajuda são sua capacidade de perceber riscos e de criticar os processos, prevendo as falhas.
Seu ponto de estresse é 3, incorporando o vício vaidade, e seu ponto de segurança é 9, incorporando a tranquilidade...
Fonte Wikipedia
.
.
.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...