quinta-feira, 5 de julho de 2012

Colorindo as Palavras...

Oiee
Final de trismestres, semestre... Férias chegando nas escolas... E os professores se vêem as voltas com as Avaliações e Pareceres Descritivos dos seus alunos. 
Pois bem... Reuni um material que tenho sobre algumas frases e sugestões de palavras para ser usado em avaliações e relatórios, digamos que com o intuito de "amaciar" as palavras duras, que você precisa falar, mas não tão secamente
Não esqueça de que os pais conhecem os filhos que tem, portanto eles também percebem quando a avaliação não condiz com o comportamento real de seu filhote! Amacie sim as palavras, mas nunca deixe de falar a verdade, e sempre que possível, converse pessoalmente com os pais na hora da entrega da avaliação ou parecer, para esclarecer possíves dúvidas dos pais.

 
Colorindo as Palavras... 


Você Pensa: O Aluno não sabe
Você escreve: O Aluno não adquiriu os conceitos... Está em fase de aprendizagem...

__________________ // __________________
  Você Pensa: Não tem limites

Você escreve: Apresenta dificuldades de auto-regulação, pois...
 __________________ // __________________

Você Pensa: É nervoso

Você Escreve: Ainda não desenvolveu habilidades  para convívio no ambiente escolar, pois...

 __________________ // __________________

Você Pensa: Tem o costume de roubar

Você escreve: Apresenta dificuldade de autocontrole, pois...

 __________________ // __________________
 Você Pensa: É agressivo
Você escreve: Demonstra agressividade em situações de conflito, usa meios físicos para alcançar o que deseja. 
 
 __________________ // __________________

Você Pensa: É bagunceiro e relaxado

Você escreve: Ainda não desenvolveu hábitos próprios de higiene e de cuidado com seus pertences.
  __________________ // __________________

 Você Pensa: Não sabe nada

Você escreve: Aprendeu algumas noções, mas necessita desenvolver...

 __________________ // __________________

Você Pensa: É largado pela família

Você esceve: Aparenta ser desassistido pela família, pois...

 __________________ // __________________

Você Pensa: É desobediente

Você escreve: Costuma não aceitar e compreender as solicitações dos adultos, tem dificuldades em cumprir regras...

 __________________ // __________________

Você Pensa: Apático e distraído

Você escreve: Ainda não demonstra interesse em participar das atividades propostas, muitas vezes parece se desligar da realidade , envolvido em seus pensamentos...

 __________________ // __________________

Você Pensa: É Mentiroso

Você escreve: Costuma utilizar inverdades para justificar seus atos ou relatar atitudes dos colegas...

 __________________ // __________________

Você Pensa: É chiclete e grudento

Você escreve: É muito afetuoso, demonstra constantemente seu carinho...

 __________________ // __________________


Você Pensa: É fofoqueiro

Você escreve: Costuma se preocupar com os hábitos e atitudes dos colegas...

 __________________ // __________________


Você Pensa: É sonso e dissimulado

Você escreve: Em situações de conflito coloca-se como expectador, mesmo quando está clara a sua participação...

 __________________ // __________________

Você Pensa: É preguiçoso

Voce escreve: Não realiza as tarefas, aparentando desânimo e cansaço. Porém logo parte para as brincadeiras e outras atividades...

 __________________ // __________________

Você Pensa: É mimado

Você escreve: Aparenta desejar atenções diferenciadas para si, solicitando que sejam feitas todas as suas vontades...

 __________________ // __________________

Você Pensa: É deprimido, isolado, anti-social

Você Escreve: Evita o contato e o diálogo com colegas e professores, preferindo permanecer sozinho; ainda não desenvolveu hábitos e atitudes próprias do convívio social...

 __________________ // __________________

Você Pensa: É tagarela

Você escreve: Costuma falar mais do que o necessário, não respeitando os momentos em que o grupo necessita de silêncio...

 __________________ // __________________

Você Pensa: Fala Palavrões

Você escreve: Utiliza-se de palavras pouco cordiais para repelir ou afrontar...

 __________________ // __________________

Você Pensa: Possui distúrbios de comportamento

Você escreve: Apresenta comportamento fora do comum para a sua idade e para o convívio em grupo, tais como...

 __________________ // __________________

Você Pensa: É egoísta

Você escreve: Ainda não sabe dividir o espaço e os materiais de forma coletiva...

 Lembre -se: Use sempre as intervenções feitas em aula para as ações apresentadas, isso ressalva o trabalho!

+ Frases que podem ajudar... 

... Está no processo inicial de alfabetização...
... Tem dificuldades de assimilar regras...
... Distrai-se com facilidade...
... Ampliou seu vocabulário...
... Reconhece os números, associando-os às quantidades que representam...
...  Explora a contagem através de brincadeiras...
... O Aluno teve um (bom, ótimo, regular) desempenho, envolvendo se com interesse nas atividades propostas...
... Estabelece (bom, ótimo, regular) relacionamento com os colegas...
Etc...

Gostaram? Espero ter ajudado... 
Beijinhos açucarados ;) 
 

2 comentários:

Ana Narvaz disse...

Que ótimo isso Prima, pois tem pais que não aceitam o que os outros dizem sobre seus filhos, acredito que tu já se deparou com pais assim nesses anos de escola. Não sabia dessa tática, achei muito legal esse texto. Tá de parabéns!

bjsss

Melanie Brown disse...

Muito interessante!!!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...