sexta-feira, 15 de junho de 2012

Festas Juninas

Oiee
Hoje vamos falar das Festas Juninas, tradição em todo o Brasil. 
O mês de Junho é caracterizado por danças, comidas típicas, bandeirinhas, além das peculiaridades de cada região. É a Festa Junina, que se inicia no dia 12 de Junho, véspera do dia de Santo Antônio e encerra no dia 29, dia de São Pedro. 
O ponto mais elevado da festa ocorre nos dias 23 e 24, o dia de São João. Durante os festejos acontecem quadrilhas, forrós, leilões, bingos e casamentos caipiras.

Comidas típicas: 
 
Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos.
Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais. 

Principais Símbolos:

Fogueira


A luz proporcionada pela fogueira simboliza a proteção. É um dos principais símbolos da Festa Junina, pois os eventos ocorrem ao redor dela. É também uma homenagem aos três santos da festa: São João, São Pedro e Santo Antônio. A fogueira também proporciona calor, de grande importância no mês de junho em função das baixas temperaturas.

 Bandeirinhas 



 Toda festa junina tem que ter as famosas e tradicionais bandeirinhas coloridas. Enfileiradas e amarradas em barbantes, são espalhadas pela área (partes altas) onde ocorre a festa. Deixam a festa colorida e animada. 

Personagens da quadrilha


 A dança de quadrilha é um dos momentos mais importantes das Festas Juninas. Os personagens simbolizam algumas das principais figuras da sociedade rural. São eles: padre, noivo, noiva, pais do noivo, pais da noiva, madrinhas, padrinhos, delegado, sacristão, entre outros.


Com os pequenos, podemos trabalhar a questão das várias culturas do Brasil e do mundo, o folclore brasileiro, ritmo e habilidades motoras com as canções comidas típicas... Etc. 
Mais sobre os Santos juninos... 
Santo Antônio 


Esse santo é muito querido do povo. É invocado pelas moças solteiras que querem casar. Festejado no dia 13 de junho, e corre entre o povo brasileiro a notícia de muitos milagres de Santo Antônio. Por isso se costuma homenagear o santo com rezas e fogueiras.
São João 


O seu dia é comemorado dia 24 de junho. Há uma lenda sobre as fogueiras acesas à  porta das casas na noite da véspera do dia consagrado a São João, relembrando a fogueira que Santa Isabel, mãe de São João, mandara acender no alto da Colina onde morava, a fim de avisar à prima dela, a Virgem Maria, do nascimento de seu filho.
São Pedro

São Pedro, o humilde pescador, de haveria de ser o fundador da Igreja de Cristo, é festejado no dia 29 de junho. São Pedro foi o primeiro papa
Gostaram? Tem mais... Aguardem que falarei mais sobre essa festa muiiiito animada que amoOo!
Beijinhos sabor Quentão! hehe...
;)

Um comentário:

Ana Narvaz disse...

Que bom ficar sabendo esses detalhes, muita coisa sobre festa junina eu não sabia. Quadrilha é super legal mesmo! Já assisti uns casamentos na roça, são muito engraçados.

Bjus

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...