terça-feira, 17 de abril de 2012

18 de Abril - Dia do Livro Infantil

Oiee
Amanhã, dia 18 de Abril comemora-se o Dia do Livro Infantil. A data foi escolhida por ser o dia que nasceu José Bento Monteiro Lobato. Esse grande escritor escreveu o famoso "Sítio do Pica Pau Amarelo".

Os livros servem para divertimento e também para explorar vários temas. Trabalhar com histórias infantis com as crianças, permite à elas viajar num mundo de encanto e cheio de surpresas, além de lhes propiciar momentos agradáveis e novos conhecimentos.

Geralmente a "hora do conto" é o momento criado nas escolas para ler histórias, pegar livros na biblioteca e dramatizar as histórias exploradas.
A escolha do livro pode ser aproveitada pelo tema de um projeto que esteja sendo trabalhado; escolhido pelo aluno ou pelo professor; ou simplesmente pelo interesse do aluno. A escolha por um livro desconhecido pela maioria do grupo cria um clima maior de suspense. 

Após a leitura é super interessante a exploração do livro, estimulando a criança a fazer resumos, desenhos, painéis coletivos, montagem de livros para exposição, etc. Você pode organizar materiais diversos para a leitura, como fantoches, sucata, etc. 

Não esqueça de estimular SEMPRE a leitura, organize passeios a feiras do livro; inclua leitura de livros, fábulas e outros em seus planos de aula; convide escritores para conversar com a turma, dar autógrafos; visite sempre a biblioteca da sua escola ou de outras e compartilhe com toda a escola os livros confeccionados pela turma.

Não esqueça de orientar como se deve manusear os livros para não estragá-los, crie atividades diferentes, como ler o livro até certo ponto e depois deixe cada um inventar seu final; ler cada dia um trecho de um livro; para aguçar a vontade de saber mais; oriente na elaboração de resumos, sinopses e fontes de consulta, como autor, ano de publicação, editor, etc. Você pode também organizar com a turma um mural de pequenas histórias de jornais e revistas e fazer um lindo mural para a sala! 

Viu só... O mundo dos livros nos leva a descobrir mil e um jeito de trabalhar com os pequenos, basta usar a criatividade e a vontade de fazer algo mais!!!

*******************************
"O livro é um pássaro com mais de cem asas para voar." 
(Ramón Gómez de la Serna)

*******************************

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...