sábado, 18 de fevereiro de 2012

O Planejamento

O Planejamento é um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões, visando atingir determinados objetivos.

Etapas do Planejamento


Conhecimento da realidade

Diagnóstico – Quem é o grupo a ser trabalhado, quantidade de crianças, faixa etária, sexo e de onde vêm.
Elaboração do Plano – Seleção das atividades a partir da faixa etária a ser trabalhada.
Execução do plano – Cronograma, qual o tempo disponível, quantos encontros, carga horária, prática, etc.
Aperfeiçoamento do plano – Discutir e avaliar a repercussão das atividades dentro da sala, flexibilidade.

Componentes Básicos do Planejamento

Objetivo – O que se deseja alcançar.
Conteúdo – A partir de uma seleção prévia, elaborar as atividades compatíveis com a realidade diagnosticada.
Procedimento de ensino – Metodologia, como iremos fazer, que passos o trabalho irá seguir, como será feito, etc.
Recursos de ensino – Que pessoas serão envolvidas, que materiais serão utilizados, etc.
Avaliação – Deve ser realizada no decorrer do processo. Cada atividade realizada, ao ser avaliada, permite não só verificar se os objetivos estão sendo atingidos, que mudanças podem ser observadas, se é necessário replanejar, mas também estimula o crescimento e a autonomia dos envolvidos.

Tipos de Planejamento

Planejamento de curso – mais extenso
Planejamento de unidade – por um mês
Planejamento de aula – diário

Importância do Planejamento de ensino

Evitar a rotina e a improvisação
Contribuir para a realização dos objetivos
Garante maior segurança na direção do ensino, além de economizar tempo

Características de um bom planejamento de ensino

Ser elaborado em função das necessidades dos alunos e das condições locais
Deve apresentar flexibilidade e clareza

Importância dos Objetivos

O professor precisa determinar inicialmente o que o aluno será capaz de fazer ao final do aprendizado.

Como definir o Objetivo:

~ Deve indicar os comportamentos do aluno e não do professor
~ Não deve dar margens a muitas interpretações
~ Pode estabelecer as condições em que o aluno deverá demonstrar ser capaz de fazer no final do curso, da aula, etc.

Os objetivos devem ser claros e precisos, porque são eles que irão apontar a direção do nosso trabalho.

Verbos que permitem muitas interpretações:

Compreender, saber, entender, desenvolver, aprender, melhorar, aperfeiçoar, julgar, conhecer, adquirir, familiarizar-se.

Verbos que admitem poucas interpretações:

Identificar, diferenciar, escrever, resolver, enumerar, comparar, contratar, justificar, escolher, criticar, verbalizar, distinguir, construir, selecionar, localizar.

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