quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Férias... Cuide bem de seu pequeno!

Oiee
Hoje o assunto é saúde. Apenas algumas simples atitudes que adotamos no dia-a-dia com nossos pequenos podem melhorar a qualidade de vida da criança e evitar maiores problemas no futuro.
Aí vai algumas dicas:


Mexa-se!!!

Se o metabolismo do pequeno é normal, ela irá ficar acima do peso se estiver ingerindo mais calorias do que esta conseguindo gastar! E muitas vezes nem é preciso alterar a alimentação e sim aumentar as atividades físicas. Se a criança não gosta de praticar nenhuma, você pode incentivá-lo levando para um passeio ou caminhada ao ar livre, no parque da cidade, a um jogo de futebol a dois ou uma sessão de dança em casa mesmo!

Controle a TV!!!

É imprescindível limitar o tempo que seu pequeno passa em frente à TV, jogando vídeo-game ou mesmo no computador. Pois ali ela está parada, sem falar das propagandas de lanchinhos que estimulam a fome e o consumo de "besteiras" fora de hora.

Lugar de comer é na mesa!!!

Fazer as refeições fora a mesa é um erro bem comum, cometido também po adultos. Comer em frente à TV, assistindo desenho ou filme, sem prestar atenção no que se está comendo ou na mastigação, distrai a criança e é o primeiro passo para ganhar peso porque a mastigação não é feita corretamente. A criança também tende a comer mais quando está desatenta.

Fofinho ou simplesmente gordo???

O cuidado com a alimentação e o excesso de peso deve vir desde o berço. Bebê "fofinho" demais pode ser bonito mas não é saudável. Crianças gordinhas tem  maior tendência a se tornarem adultos obesos, caso os pais não interfiram a tempo. Promova sempre uma alimentação equilibrada e estimule a atividades físicas. Qualquer dúvida quanto ao peso ideal, leve ao pediatra e peça orientação. 

Seja o Exemplo!!!

Não vai adiantar de nada falar para seu pequeno não comer demais, ser mais ativo , se você não faz o mesmo. Se a criança está acima do peso, toda a família deve adotar hábitos mais saudáveis. Devorar chocolate na frente da novela e pedir para seu filhote comer alface e pular corda além de ser errado é cruel!

Mais atenção e carinho!

Aumente a qualidade do tempo junto ao seu pequeno, interagindo e transferindo carinho, atenção e cuidados. Não sobrecarregue a criança com muitas atividades extracurriculares. Espere para ver os maiores interesses do pequeno e não exija mais do que a criança mostra maturidade. Não esqueça de que ela é apenas uma CRIANÇA! Fique atenta pois a apatia, notas baixas na escola, desatenção pode ser sinal de depressão, uma doença que também atinge os pequenos. Sempre busque ajuda especializada. Nunca se esqueça de que não se deve idealizar o filho que se deseja ter, mas podemos desejar e conquistar uma criança FELIZ!

Tenham todos um ótimo dia 

;)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...