segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Alimentação Saudável!

Dez passos para a alimentação saudável dos pequenos



Passo 1

Oferecer alimentos variados, distribuindo em pelo menos três refeições e dois lanches por dia. É importante ensinar a criança a comer devagar, mastigando bem os alimentos, pois apreciando melhor a refeição, satisfaz mas a fome.

Passo 2

Incluir diariamente alimentos como cereais (arroz, milho), tubérculos (batatas), raízes (mandioca), pães e massas; e de preferência os alimentos na sua versão integral e na sua forma mais natural.

Passo 3

Oferecer todos os dias legumes e verduras no almoço e na janta. Sempre oferecer frutas nas sobremesas e lanches. Esses alimentos são fontes de vitaminas e minerais que ajudam na prevenção de doenças e melhoram a resistência do organismo. Variando os tipos de legumes, verduras e frutas oferecidos, garante-se um prato colorido, saudável e delicioso.

Passo 4

Oferecer feijão com arroz todos os dias, ou, no mínimo 5 vezes por semana. Em seguida , oferecer pelo menos meio copo de suco de  fruta natural ou meia fruta que seja fonte de vitamina C; como limão, laranja, acerola, etc. pois a combinação ativa o aproveitamento de ferro pelo corpo e previne a anemia.

Passo 5

Oferecer leite e derivados (queijo e iogurte) pelo menos três vezes ao dia. Esses alimentos são boas fontes de proteínas e cálcio e ajudam na saúde dos ossos, dentes e músculos. Na amamentação não é necessário oferecer outro tipo de leite. Carnes, aves e peixes ou ovos devem fazer parte da alimentação da criança. Fígado e moela também são fontes de ferro e pode ser oferecidos pelo menos uma vez por semana.

Passo 6

Evite alimentos gordurosos e frituras, prefira oferecer alimentos assados, grelhados ou cozidos. Retire sempre a gordura visível das carnes e pele das aves antes da preparação para torna-los mais saudáveis. Comer muita gordura faz mal à saúde e pode causar obesidade.

Passo 7

Evite oferecer refrigerantes e sucos industrializados ou com muito açúcar, balas e doces, salgadinhos e outras guloseimas no dia-a-dia. Esses alimentos podem ser consumidos no máximo duas vezes por semana, em pequenas quantidades, pois além de tirar a fome das crianças, pode aumentar o risco de obesidade e cáries.

Passo 8

Diminua a quantidade de sal na comida e não deixe o saleiro na mesa. Evite temperos prontos, alimentos enlatados e embutidos como mortadela, presunto, salsicha, linguiça e outros, pois esses alimentos contém muito sal. É importantíssimo a criança se acostumar com pouco sal desde cedo. Sal demais faz mal e aumenta a pressão. Use temperos mais saudáveis como alho, cheiro-verde, cebola e ervas frescas e secas ou suco de e frutas, como limão, para temperar e valorizar o sabor natural dos alimentos.

Passo 9

Estimule a criança a tomar bastante água durante todo o dia e de preferencia nos intervalos das refeições, para manter a hidratação e a saúde do corpo. Suco natural de fruta também é muito saudável, mas é melhor somente após as refeições, para não tirar a fome da criança durante o dia.

Passo 10

Incentive a criança a ser ativa e evite que ela fique muito tempo em frente à TV, jogando videogame ou no computador. É importante sair para passeios ao ar livre, caminhadas, andar de bicicleta, jogar bola, pular corda, ou fazer algum outro tipo de atividade física. Criança ativa é sempre criança saudável.

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