sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Acabou as Férias!


Oiee
Hoje vamos falar de fim de férias! 
Muitos professores retornando para mais um ano letivo, alguns já retornaram e outros nem pararam! Sempre criamos expectativas para um novo ano com nossos alunos, colegas e escola; novas ideias, promessas, expectativas. A função da escola e coordenação é estimular os professores para que iniciem o ano com criatividade e animação, criando um ambiente de trabalho mais agradável.
Os professores não podem ter receio de falar com a coordenação sobre suas ideias, e também não devem trancá-las a sete chaves, escondendo o “tesouro” dos colegas.

Para poder estabelecer um clima alegre, no qual as ideias fluam, o coordenador precisa incentivar as novidades. Não desanime o professor; valorize até mesmo aquelas ideias que parecerem absurdas em um primeiro momento, pois, com orientação, elas podem se tornar geniais.

Inicie com o pé direito!

Coordenador, que tal esperar os professores com um café da manhã? Incremente com uma dinâmica, coloque cartões nominais na mesa e peça para um professor ler e entregar ao dono do cartão com um abraço de boas vindas?
Outra dinâmica legal é entregar papéis e giz de cera para que os professores desenhem o que esperam do novo ano letivo, e depois expliquem o desenho para o grande grupo.

Que tal montar um classificado com os professores, pedindo para que cada um preencha os requisitos e qualidades que cada professor deve ter para essa vaga, fixe em um mural da escola, para que cada um leia e reflita sobre seu papel como educador dentro da escola.

Organize com a coordenação e seus colegas uma semana pedagógica, com passeio em algum lugar cultural, confecção de camisetas decoradas com palavras que expressem seus pontos fortes como professor, ou desenhos com materiais diversos espalhados pelas mesas, ou atividades com fotos de infância, provocando os colegas a descobrir que é quem... etc.

Enfim... São muitas as maneiras de iniciar um ano com criatividade e alto astral, basta inovar e pensar com o coração 

;)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...