quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Mais sobre Desenho Infantil

Período Garatuja – entre 2 e 4 anos

A expressão gráfica infantil, chamada nessa fase de garatuja, mostra linhas traçadas em qualquer direção, inicialmente sem nenhum controle. Significam para a criança prazer e felicidade e aperfeiçoamento da coordenação motora. No começo das garatujas não são atribuídos nomes aos desenhos. Um mesmo risco pode representar várias coisas diferentes. Características como a firmeza, a agressividade ou a delicadeza nos traçados podem indicar o tipo de comportamento e permitem conhecer melhor o aluno.

Sugestão de Atividade para essa fase:

Colocar um som baixinho, instrumental ou de ninar. Peça que feche os olhos e risquem a folha, guiados pelo som. No caso da tinta, deve pintar e, no da argila, modelar. Incentive o pensamento imaginativo e em seguida peça para os pequenos identificar formas e objetos nos traçados.

#######################################

Período Pré-Esquemático – entre 4 e 7 anos

É o momento no qual a criança sai do mundo de formas e cores jogadas e entra em uma experiência mais consciente perante o mundo exterior. É possível encontrar no mesmo desenho a omissão ou o exagero de alguns membros. Geralmente o exagero de determinadas partes do corpo é usado para identificar sua importância dentro da ação. Os desenhos ainda se encontram dispersos e a incapacidade de representar o espaço são próprios dessa fase. A criança não se importa com a cor: um homem pode ser verde ou amarelo, e as primeiras relações com a cor são determinadas pelas emoções.

Sugestão de Atividade para essa fase:

Aborde com o grupo o tema “Meu Corpo”, onde pode-se sugerir aos alunos que antes de começarem a desenhar se olhem no espelho e prestem atenção no corpo, destacando uma de cada vez, por exemplo minha boca, meu pé. Aproveite também situações de relações emocionais como “eu e meus amigos”, “eu e minha família”, “eu e minha casa”, etc.

#######################################

Período do Esquematismo – entre 7 e 9 anos


Depois que a criança chega a um esquema mais ordenado e definido de espaço, suas figuras se relacionam e não ficam mais dispersas no papel. Nessa fase ainda aparecem exagero de partes emocionalmente mais importantes. Não corrija as desproporções pois frustrará a criança. Surgem também as linhas de base, onde os personagens estão apoiados nela. Nesta, assim como em qualquer outra das fases, o desenho é rico porque é a representação do pensamento infantil. Procure perceber se o desenho se repete muito, pois pode ser evidência de bloqueios emocionais. Trocar o material constantemente impossibilita que as crianças se familiarizem com ele.

Sugestão de Atividade para essa fase:

Nesta fase, insira “o outro” nos desenhos para estimular a consciência do “eu” interligado com o colega, irmão, etc. e identificar o ambiente  a ação dos personagens. Incentive a pensar, imaginar e desenhar os temas sugeridos como desenhar você “brincando com o colega”, “recreio da escola”, “conversando com a mãe” etc. e aumente a exploração de cor.

#######################################

Período do Realismo – entre 9 e 12 anos

Uma época de descobertas na qual a criança começa a participar realmente da vida social, cercando-se de amigos, se preocupa com as diferenças sexuais, adquire senso de justiça. É comum que os alunos julguem seus desenhos infantis e parem de desenhar. Por isso incentive-os às produções artísticas com materiais diversos e sem preocupação com o resultado final. Procure sempre deixar os alunos a vontade para fazer os desenhos que deseja, e não os que acham que vão agradar o professor.

Sugestão de Atividade para essa fase:

Para estimular o uso das cores  e a exploração com diferentes materiais, solicite que os alunos desenhem um dia de chuva e de sol, ou trabalhem com mosaicos de materiais diversos, construir uma casa com cooperação de colegas, etc.



Um comentário:

Ana Narvaz disse...

Que legal prima! Bom conhecer um pouco sobre educação infantil através do teu blog, eu nem sabia que essas fases de desenhos tinham nomes..
As dicas de atividades são super criativas.

bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...