sábado, 14 de janeiro de 2012

Adaptação Escolar


O ingresso na escola representa mais de um marco no desenvolvimento da criança, significa evoluir, pois é a etapa da separação, da individualização da criança. 


Ficar na escola, por mais atrativa que seja, significa também ficar sem a presença da  família, sem o conhecido, sem o seu porto-seguro; e muitas vezes não só o desconhecido assusta, e sim a ausência da mãe ou do responsável. Ela agora terá sua vida social, com crianças da mesma idade e as dificuldades dessa passagem estão ligadas com as relações afetivas entre a criança e os pais.


 Na chegada na escola a mãe deve ser firme e forte e passar segurança e carinho sempre , porque o choro é quase sempre inevitável, e nunca fique na sala de aula com a criança. Quando trata-se de bebês, a adaptação é mais fácil, pois estes ainda não tem noção de tempo e espaço, e tem mais facilidade de manter vínculos afetivos com sua professora.


Algumas Dicas...

~ Deixar a criança levar junto para a escola um brinquedo ou objeto de sua estima, para ser uma extensão de casa.
~ Deixar que a professora se encarregue de convidar a criança a entrar e oferecer brinquedos ou encaminhar para as atividades.
~ As mães devem estar seguras de que a escola irá favorecer não só atendimento e cuidados, mas o incentivo de todas as potencialidades físicas, sócio afetivas e intelectuais da criança, oferecendo oportunidades para manifestar sua autonomia, senso crítico e criatividade.
~ Não se atrase, respeite à risca os horários de adaptação da criança na escola e não falte nesse período.


"Segurança e firmeza dos pais geram confiança no filhinho para ele ficar na escola."
( Içami Tiba - Quem ama educa - Pág. 156) 



Saiba mais sobre Adaptação: o fim de cinco mitos
Tenham todos um ótimo findiii (eu terei, tô de fériassss, 15 dias!!! hehe)


BeijinhOoOos

\0/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...