segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Tereré

Tereré é uma bebida originalmente feita com a infusão da erva-mate consumida com água ou limão (principalmente) e também sucos, hortelã refrigerantes, entre outros.
A grafia vem do Guarani, tereré, mas as pessoas pronunciam “Tererê”.
Na escolinha em que trabalho, as crianças adoram fazer rodas de “Tererê”, e u confesso que aprendi a tomar essa bebida bem suculenta aqui em Santa Rosa, pois na grande Porto Alegre o Chimarrão é mais famoso. Diferentemente do chimarrão, que é feito com água quente, o tereré é consumido com água fria, resultando em uma bebida agradável e refrescante. O tereré não tem tantos problemas com o entupimento. Quando isso ocorre, geralmente é devido a uma grande quantidade de mate em pó, indicando má-qualidade da erva usada.
No tereré a erva pode ser colocado em um copo ou recipiente de vidro (quem tem mais capacidade do que um recipiente para mate). 
A bebida tereré como em todos os seus aspectos é uma tradição praticamente vinda do Paraguai, mas há variações regionais sobre a sua preparação e formas de consumo.
No Brasil, o tereré foi trazido pelos paraguaios, que entraram pelo país através do estado do Mato Grosso do Sul e depois se espalhou para outras partes do mesmo. Por sua proximidade com o Paraguai, os estados do Mato Grosso do Sul e Paraná são os maiores apreciadores do mate gelado.
O tereré no Rio Grande do Sul é muito consumido no norte e noroeste do estado (mais próximo do Paraguai), em Porto Alegre e litoral (mais no Verão em função do calor).
O gaúcho típico, porém, não se curva ao mate gelado. E na minha opinião,  o Chimarrão é beeeeeem mais gostoso, tchê, hehehehe... 
;)

Um comentário:

Ana Narvaz disse...

Prima, acredita que nunca tomei isso.
Sei que Janete e Rafa sempre tomam, qualquer hora vou provar.

Bjos!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...