terça-feira, 8 de novembro de 2011

+ Sobre Avaliação e Pareceres na Educação Infantil

Algumas Considerações...


Sabemos que cada aluno tem sua história de vida, aprendizagens anteriores e características pessoais no seu modo de aprender. Alguns aprendem melhor pelo meio visual, outros necessitam do concreto, e os que trabalham melhor no nível abstrato. Todos são diferentes e únicos, nos aspectos tanto físicos como sociais, culturais e funcionamento mental. E para o ensino ser eficiente, é imprescindível considerar as características e pecularidades de cada aluno. É muito importante que o professor esteja atento aos seus alunos, ao que ele já sabe e se ele está absorvendo o que está sendo estudado. É essencial o professor criar formas alternativas de ensinar, que respondem às necessidades mostradas no dia-a-dia da turma. E para isso o professor deve estar em constante avaliação pra identificar o que precisa ser ajustado no processo ensino-aprendizagem.


Dicas de Avaliação:

Área Afetivo Social

- Tem facilidade de fazer novas amizades
- Usa expressões de cortesia e gentileza
- Atende prontamente às solicitações da professora
- Assume sem problemas pequenas responsabilidades
- Mostra ótimos hábitos de higiene
- Participa ativamente das atividades em grupo
- Aguarde paciente sua vez de se expressar
- Finaliza as atividades iniciadas
- Expressa emoções com equilibrio
- Coopera e compartilha os brinquedos  e materiais
- Zela por seu material e pelo material de uso comum


 Área Motora

- Corre, pula e salta
- Tem postura correta
- Consegue vestir-se sozinho mostrando grande autonomia
- Pinta e rabisca
- Recorta e faz bom uso da tesoura
- Consegue fazer rasgaduras e modelagem
- Seus desenhos demonstram clareza


 Área Cognitiva

- É criativo nas atividades propostas
- Tem logicidade nas idéias
- Atende o que é proposo pela professora
- Ouve com atenção quando é solicitado
- Meoriza versos e músicas
- Concentra-se nas atividades
- Tem bom esquema corporal


Abraços
\0/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...