sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Festas de Fim de AnO

Oiee!
Pois é, ta chegando o Natal e as festas de fim de AnO!
Todos sabemos que as pessoas ficam beeem mais agitadas nessa época do ano né... Compras de Natal, festas, viagens, reuniões de Família, etc... E as crianças então, nem se fala... Aqueles comerciais na TV dos brinquedos da moda e tal. Muita calma nessa hora... Se você, como eu, reclama e acha que o Natal perdeu aquele sentido de confraternização, de aproximação e de solidariedade, comece pelas crianças. Você que tem filhos pequenos ou/e trabalha com crianças, é uma ótima oportunidade de (re)educá-los o verdadeiro significado do Natal, não o do consumismo, mas o de rever atitudes, fazer novos planos para o novo ano, ficar mais solidário e ajudar alguém... Com as crianças podemos trabalhar de formas infinitas, como a doação de brinquedos que ela já não brinca; podemos trabalhar a amizade, fazendo amigos-secretos em sala de aula (pode ser de cartões de natal, ou lembrancinhas baratinhas, o que vale é a intenção do ato); montar presépios de materiais diversos (tem tantas ideias na net, nossa!) e contar a história do feriado de Natal e seu significado; produzir árvores de Natal e trabalhar cores, formas, texturas, etc.; Fazer uma big festa de Natal, trazendo um Papai-Noel bem caracterizado, que não só traga presentes, mas que as ouça, converse, dê conselhos... Antes você pode confeccionar com a turma cartas para o papai-noel, e até levá-las ao correio com a turma, ou mesmo deixar embaixo da árvore. Para os adultos que querem ajudar uma criança, vale lembrar que os correios, todo fim de ano, arrecadam cartas para o papai-noel das crianças e deixam disponíveis para quem quiser ler, doar e mostrar solidariedade! Minha filhota fez um desenho bem lindo para o bom velhinho, ensaiou suas primeiras letrinhas e colocou embaixo da nossa árvore de natal, será que ele vai atendê-la??





2 comentários:

*♡* Jane Dos Anjos *☆* disse...

Criança nessa epoca tem que ser bem educada mesmo, temos que mostrar que verdadeiro motivo esta festa e como podemos ajudar o proximo, durante o ano eu junto roupa pra doar, mais minha doação é tiretamente a quem precisa, o pessoal que recolhe o lixo sabe que lá no lixão tem gente que precisa demais, então nessa epoca eles recadam roupas, briquedos usados e leva para as familias, é um gesto lindo demais!!
Eu e meus filhos montamos a arvore de natal juntos e eles desenham anjinhos para pendurar e escrevem cartinhas. Bjs

Pedagoga Jóice Nunes disse...

Jane, que bela ação sua, de arrecadar roupas, é isso ai, o nosso exemplo é tudo para as crianças! E eles fazerem cartinhas, adorooo! Com certeza vc é uma mãezona, que como eu ensina valores acima de tudo! Bjs ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...