sábado, 5 de novembro de 2011

Dia da Consciência Negra


No dia 20 de novembro celebramos o Dia da Consciência Negra, dia escolhido em função da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, líder do movimento Quilombo dos Palmares, e um dos principais representantes da resistência negra à escravidão. A data é celebrada desde a década de 1960, mas só teve suas atividades ampliadas recentemente. As escolas geralmente organizam palestras e eventos educativos, debates sobre discriminação, valorização da cultura africana, e já é obrigatória a inclusão de conteúdos que ensinam a história da cultura afro-brasileira.

Com os pequenos, você pode trabalhar a data contando a história da luta dos negros contra a escravidão, através de livros, historinhas; aproveite e trabalhe a diversidade na sala de aula, mostre que todos são diferentes com direitos e deveres iguais. Trabalhe os direitos humanos, discuta sobre o preconceito, mostre a cultura africana, como a capoeira, a culinária afro-brasileira e o candomblé.

Um livro muito fofo para trabalhar a data é "A Bonequinha Preta" de Alaide Lisboa, Após ler com a turma, faça rodas de conversas, dramatizações, confeccione com a ajuda dos pais uma boneca preta: Monte o corpo e deixe um por um levar para sua casa e colocar um item que falta na boneca, cabelo, olhos, roupa, etc. Deixe junto um caderno para ser usado como "diário" de como foi a produção com os pais em casa. Clique na imagem e baixe o livro inteirinho para vocês!




Leia também Coisa de Criança ჱܓ: Menina bonita do laço de fita ,
Outra sugestão de leitura para trabalhar o tema Consciência Negra
Fiquem com Deus... BjinhOs ;)

2 comentários:

Ana Narvaz disse...

Prima, super legal mesmo contar para as crianças, histórias do passado, coisas que aconteceram no Brasil.

Tenha uma ótima semana também! bjs

Pedagoga Jóice Nunes disse...

Prima, também acho super importante os pequenos saberem sobre os acontecimentos passados, Obrigada pelo comentário e por acompanhar o blog, feito para todos! Bjks

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...