sábado, 5 de novembro de 2011

Dia da Bandeira

O Dia da Bandeira foi criado em 19 de novembro do ano de 1889. Nossa bandeira foi instituída quatro dias após a Proclamação da República. Nesta data ocorrem, no Brasil, vários eventos e comemorações cívicas nas escolas, órgãos governamentais, etc. É o momento de homenagearmos o símbolo que representa nossa pátria. Estas comemorações ocorrem, geralmente, acompanhadas do Hino à Bandeira. 

Com as Crianças podemos trabalhar: as cores e formas da bandeira; construir painéis com tinta, papel crepom, retalhos de EVA, mosaicos de várias texturas, etc.; Fazer bandeiras de massinha de modelar, recorte e colagem; detalhar cada item da bandeira e o que representa; Fazer uma pesquisa sobre as bandeiras de todos os países; Pedir para as crianças pesquisarem a história da sua bandeira preferida (times, clube, etc.)  e dar uma “aulinha” para a turma;  confeccionar bandeirinhas de EVA ou papel colorido com palitos de picolé; bandeiras de sucata como caixas, forminhas de docinhos, tampinhas, etc.; dobraduras ; Pintura de desenhos da bandeira; Leitura de livros sobre o tema; conhecer o hino à Bandeira e trabalhar com ela, como conhecer melhor as palavras menos usuais; Pedir para as crianças se vestirem nas cores da bandeira no dia 19 de novembro e promover uma festa super divertida! Etc... 


**********************************************

Curiosidades sobre a Bandeira Brasileira 



- Quando várias bandeiras são hasteadas em nosso país, a brasileira deve ser a primeira a chegar ao topo do mastro e a última a descer.

- Quando uma bandeira brasileira fica velha, suja ou rasgada, deve ser imediatamente substituída por uma nova. A bandeira velha deve ser recolhida a uma unidade militar, que providenciará a queima da mesma no dia 19 de novembro.

- Caso a bandeira fique hasteada no período noturno, ela deve ser iluminada.

*********************************************

HinO á Bandeira


Pra Colorir




AbraçOoOs
\0/

2 comentários:

Ana Narvaz disse...

Prima, que bom relembrar o Hino que já cantamos tanto no colégio.. tanto tempo passa, acabamos esquecendo..

Essas brincadeiras de colagem são super divertidas, ótima idéia!

bjs

Pedagoga Jóice Nunes disse...

Sim! Sauddaes mesmo da época de escola... As crianças adoram fazer as atividades de montar bandeiras... Abraços \0/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...