quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Brincando com os Brinquedos

Brinquedos para diferentes etapas do desenvolvimento

Já vimos que o brincar é extremamente importante para o desenvolvimento infantil. Os brinquedos devem estar de acordo com o interesse, às necessidades e às capacidades da etapa do desenvolvimento em que a criança está! Segue algumas dicas:

De 0 a 2 anos
É o período sensório-motor, onde acontecem muitas mudanças e os brinquedos facilitarão a evolução motora. O ideal é oferecer móbiles e mordedores, de vários tamanhos, cores e texturas. Brinquedos de encaixar, puxar e empurrar. Livros de material macio e pano. Caixas de vários tamanhos. Baldinho e brinquedos para água e areia. Caixinhas de música. Túnel para atravessar. Blocos grandes de construção. Cavalinhos de plástico para montar. Lembrando que os brinquedos não devem oferecer perigo, como conter peças pequenas que podem ser engolidas, e que estimulem a interação com o objeto. O adulto deve estar por perto sempre.

De 3 a 6 anos
O faz-de-conta  impera! Ofereça brinquedos que estimulem a imaginação como livros coloridos, telefones de brinquedos, panelinhas e utensílios de cozinha, bonecas, máscaras, chapéus, fantasias, panos e capas, fantoches, massa de modelar, quebra-cabeças simples, tambor, pianinho, flautinhas e apitos, carros, caminhões, trenzinhos e aviões, cabanas e casinhas, bichos em miniatura, casas de bonecas, cidadezinhas, bicicleta, material para fazer bolhas de sabão. Não esqueça que os brinquedos podem ser industrializados, confeccionados por artesãos ou pelas próprias crianças!

De 7 a 12 anos
Surgem os primeiros vestígios da pré-adolescência, onde se formam grupinhos e precisam de mais espaço e tempo para a brincadeira ou jogo. Ofereça boliches, bolas, jogos de botão, jogos de perguntas e respostas, jogos de construção, jogos de damas e xadrez, quebra-cabeças mais complexos, materiais para confecção de brinquedos, jogo de cartas, videogames. Neste último, todo cuidado é pouco, pois seu uso excessivo pode causar alienação e dependência.

BeijinhOoOs ;)


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...