quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Avaliação na Educação Infantil

O ano acabando e muitas escolas já estão preparando suas avaliações para encerrar o ano. E todo cuidado é pouco. As crianças devem ser avaliadas cuidadosamente para não "marcá-las" para sempre. Lembro e ainda tenho a minha primeira avaliação da pré-escola: "Muito organizada com seu material, e adora conversar com os colegas." Sim, isso "me marcou" literalmente e até hoje sou muito organizada com meus materiais e minhas coisas. Conversar? Também adorooo, e a avaliação dessa excelente prof., (que hoje é a "dire" dessa mesma escola) descreveu características visíveis em mim e principalmente verdadeiras. Por isso, nada de cópias, cada aluno tem suas características pessoais muito particulares  e cada vez mais essas avaliações são importantes na vida dos pequenos, pois boa parte delas determinam como ela é e também será nos anos seguintes.
Muito cuidado também com as avaliações negativas. Não, você não precisa mentir e dizer que o pequeno "é um anjinho" quando ele na verdade não é, mas você pode apontar avanços, exaltar as qualidades e não exagerar nos defeitos, pois a criança pode estar passando por uma fase ruim, ou não ser tão "encrenqueiro" em casa. Tome muito cuidado também com as "preferências" e só colocar mensagens de carinho nos pequenos que mais você tem afinidade. Os pais das crianças avaliadas quase sempre tem contato com outros pais, e podem ler outras avaliações da turma que você fez. Muitas profs, também faz avaliações em forma de contos e histórias, com capas lindas e fotos das crianças. Use a criatividade sempre! Bom, segue o roteiro que considero ótimo, sempre uso nas minhas avaliações, entre outros que postarei aqui no Blog, a fonte é do Blog Cantinho das Sugestões ... BeijinhOoOs...



ROTEIRO DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Este roteiro serve para qualquer faixa etária, pois o desenvolvimento acontece de forma parecida no ser humano. Basta observar em que nível o seus alunos se encontram. Lembrem-se, não há receita, cada criança se desenvolve no seu ritmo, portanto, crianças de uma mesma sala podem ter a mesma idade, mas estarem em níveis diferentes, nos diferentes aspectos.

1. ASPECTOS FÍSICOS: expressão corporal, harmonia, equilíbrio, ritmo, coordenação, organização espacial ampla, uso e aplicação da força. Como chega à escola? Como se adapta ao ambiente? Como brinca?
Como está se movendo? O caminhar é ágil e harmonioso? Corridas e saltos são equilibrados ou ocorrem quedas? Como recorta? Como usa a cola? Como pinta? Consegue respeitar limites da folha e do desenho?

2. ASPECTOS SOCIAIS: interatividade, participação compartilhada, regras, disciplina, organização, trabalho em equipe, responsabilidade. Interage com os amigos? Empresta brinquedos? Respeita regras e combinados? Expões novidades e acontecimentos do seu cotidiano? Participa manifestando opiniões pessoais? Prefere jogos cooperativos ou competitivos?

3. ASPECTOS EMOCIONAIS: experimentar muitos e novos sentimentos, desde a alegria das vitórias e conquistas até o sabor da derrota e da perda, sendo valorizada cada manifestação e expressão dos sentimentos. Como chega a escola? Como se relaciona com colegas, educadoras e funcionários? Sente-se seguro no ambiente escolar? Como reage quando contrariado? Acalma-se facilmente ou precisa de um tempo? Identidade: Reconhece os colegas? Identifica-se pelo nome, sua imagem no espelho? Gosta dos colegas e os identifica? Tem capacidade de resolver conflitos e tomar iniciativas? É crítica e criativa? Curiosa e inventiva? É participativa e cooperativa?

4. ASPECTOS COGNITIVOS: linguagem oral e escrita, raciocínio lógico matemático, capacidade de comunicação e argumentação, iniciativa na resolução de problemas e conflitos. Em qual estágio do desenvolvimento se encontra? (sensório- motor, operacional etc...) Tem interesse pela descoberta das letras e escrita de palavras? Em que nível de escrita se encontra? Comunica-se com clareza e objetividade? Apresenta sequência lógica dos fatos? Consegue observar semelhanças e diferenças entre os objetos? Classifica, ordena e quantifica com base em atributos de cor, forma. Tamanho e espessura? Em que etapa seu desenho se encontra? (desenho sem intenção ou figurativo)

5. ÁREA EM QUE SE DESTACA: Nesta etapa, utilizo como referência, a teoria de inteligências múltiplas do Gardner e nos novos estudos que complementam esta teoria. Observo em quais áreas a criança atua com mais desenvoltura e coloco como item onde ela se destaca.

(a) Existencial: do ser como pessoa integral. Uma visão que, de certa forma, abrange, de maneira contingencial, as demais inteligências, bem como todo contingencial existencial da história de vida do aluno.

(b) Naturalista: do indivíduo que revela maior inclinação pela natureza, pelas Ciências Naturais. Aquele aluno que gosta de colecionar objetos, pesquisar a vida animal e dissecar animais.

(c) Pictórica: da pessoa voltada para a parte artística. Esta vocação que a pessoa possui para a música, para as artes Cênicas, ou para as artes Plásticas.

(d) Inter e Intrapessoal: aquela que Gardner continua chamando da mesma forma – que são as "inteligências pessoais".

(e) Espacial: também com a mesma denominação anterior.

(f) Corporal: que diz respeito, mais especificamente, às habilidades sensoriais e motoras.

(g) Verbal: que corresponde à linguística.

(h) A Matemática: que se refere à inteligência lógica e numérica.



“Professor nenhum é dono de sua prática se não tem em mãos, a reflexão sobre a mesma. Não existe ato de reflexão, que não nos leve a constatações, dúvidas e descobertas e, portanto, que não nos leve a transformar algo em nós, nos outros e no mundo”.
(Madalena Freire)

2 comentários:

Regiane disse...

Olá Jóice, muito obrigada por seguir meu cantinho e já estou seguindo o seu blog!!
Adorei seu blog, tem muita coisa bacana por aqui..
Um beijo*
http://bigmundoinfantil.blogspot.com/

Pedagoga Jóice Nunes disse...

Obrigado Regiane, que bom que vc gostou do Blog, é feito para vcs, pessoas queridas que curtem esse universo mágico das crianças... Abraços \0/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...