segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Planejando as aulas...

O Planejamento das aulas na educação infantil deve ser feito com antecedência e com atenção aos detalhes. É preciso primeiro diagnosticar a turma e suas necessidades. Conhecer os alunos é fundamental. Mesmo planejando tudo antes, deve-se sempre ser flexível e prever mudanças ao longo dos temas e projetos aplicados. Preste atenção na turma, se ela está aprendendo e se há interesse no tema. As crianças sempre são protagonistas da história!
Segue meu roteiro de planejamento:

***********************************************************

PLANEJAMENTO
- TEMA
- OBJETIVOS
- TEMPO DE DURAÇÃO
- ATIVIDADES PREVISTAS
- AVALIAÇÃO

* O TEMA de um Projeto é escolhido conforme os objetivos da escola, pelas datas comemorativas do calendário, pelas necessidades dos alunos ou pelo interesse dos mesmos.

* Explicitar o OBJETIVO geral é de extrema importância para expor o que se espera com a escolha de um tema.

* O TEMPO DE DURAÇÃO pode variar de uma semana a um mês, conforme os objetivos, materiais utilizados e do interesse dos alunos.

* Nas ATIVIDADES PREVISTAS, é preciso desenvolver um resumo geral do que se pretende aplicar aos alunos, mas é importante planejar as aulas diárias, com a atividade pretendida e um modelo do material. Se não houver material, somente detalhar a atividade.

* A AVALIAÇÃO pode ser feita após a conclusão do projeto, mas se algo importante chamar a atenção do educador é necessário registrar para futuras consultas.

ATENÇÃO
OS DIÁRIOS/CADERNOS DE PLANEJAMENTO DEVEM ESTAR SEMPRE EM SALA COM A EDUCADORA, PARA CONSULTA TANTO DAS PROFESSORAS,  DA PEDAGOGA E RESPONSÁVEIS DA ESCOLA.

;)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...