quarta-feira, 26 de outubro de 2011

HallOween

Oiee
Hoje eu vim falar sobre a festa de Halloween.
Comemora-se o Halloween em 31 de outubro, véspera de todos os santos, 
e a data tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta que acreditava que para assustar os mortos, que vagavam nesta época do ano, colocavam objetos assustadores nas portas de suas casas, como abóboras enfeitadas e luminosas, caveiras, etc. A comemoração foi denominada "Dia das Bruxas", por ser uma festa pagã e os que comemoravam a data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.  A Inquisição era o julgamento feito pela Igreja Católica Romana, a todas as pessoas considerados ameaça para a Igreja por não cumprir suas leis. A Igreja católica criou então o "Dia de Finados" (2 de novembro) com o intuito de diminuir as festas pagãs.
Atualmente, é uma festa tranquila, nos EUA as crianças se vestem com fantasias macabras, como bruxas, zumbis, vampiros, caveiras e batem de porta em porta pedindo "gostosuras ou travessuras" e acabam a noite de Halloween com sacos cheios de doces!
No Brasil, a comemoração ainda é recente, e veio através da mídia, e as escolas aproveitam para repassar um pouco da cultura americana, contando a história do Halloween. Muitas pessoas ainda torcem o nariz para a comemoração, pois defendem que o nosso folclore é muito rico e deveria ser melhor explorado, por isso em 2005, o governo criou o 
"Dia do Saci", comemorado no mesmo dia do Halloween.

Bem, eu particularmente adooroo a comemoração, porque além de sabermos mais sobre outras culturas, podemos quebrar um pouco do tabu que envolve a morte, tirar um pouco do medo de bruxas e monstros, mostrando que tudo não passa de fantasia. Além das crianças adorarem se fantasiar e comer muitas guloseimas!

Segue 2 atividades para as crianças do tema Halloween:


**********************************************************


Feliz dia das Bruxas!
\0/

2 comentários:

Ana Narvaz disse...

Adorei o texto, e as atividades, até eu tenho vontade de colorir. Dá até pra fazer quebra- cabeças para as crianças.

Acho super legal que as festas de Halloween o pessoal anda curtindo mais por aqui, quando eu era pequena não tinha disso, teria sido tão divertido!!

Bjos Prima

Pedagoga Jóice Nunes disse...

Prima! Eu também não tive nada disso quando era pequena, agora que a cultura americana está sendo muito explorada por aqui! Que bom que gostou do post! Bjksss ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...