terça-feira, 27 de setembro de 2011

PAULO FREIRE


Seu nome completo era Paulo Reglus Neves Freire, nasceu em 19 de setembro de 1921 em Recife, e faleceu em 2 de maio de 1997 (75 anos). Foi um educador e filósofo brasileiro, Destacou-se por seu trabalho na área da educação e autoria de livros importantes entre eles "Pedagogia da autonomia" "Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar"Sua família fazia parte da classe média, mas Freire vivenciou a pobreza e a fome na infância durante a depressão de 1929, uma experiência que o levaria a se preocupar com os mais pobres e o ajudaria a construir seu revolucionário método de alfabetização. Por seu empenho em ensinar os mais pobres, Paulo Freire tornou-se uma inspiração para gerações de professores, especialmente na América Latina e na África. Escreveu mais de 30 livros. Eu me identifico muito com esse pensador e educador, suas palavras são mais do que reflexão, seus livros nos levam a pensar um mundo diferente para nós e nossos pequenos.

A revista Nova Escola entrevistou o educador em 1993, e neste mês em que ele faria aniversário, reapresentou para nós, segue link:


Algumas de suas frases:

"(...) todo amanhã se cria num ontem, através de um hoje (...). Temos de saber o que fomos, para saber o que seremos"
 "Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre."
 "Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes."
 "A humildade exprime, uma das raras certezas de que estou certo: a de que ninguém é superior a ninguém."

"As coisas mais simples da vida são as mais extraordinárias, e só os sábios conseguem vê-las."

              "Perdoe seus inimigos, mas não os confunda com um amigo."

"Me enganei com os brilhos nos teus olhos, era apenas o reflexo dos meus."

"Quando alguém encontra seu caminho precisa ter coragem suficiente para dar passos errados. As decepções, as derrotas, o desânimo são ferramentas que Deus utiliza para mostrar a estrada."

"Escuta o teu coração, ele conhece todas as coisas; pois onde ele estiver, é onde está o teu tesouro."

"Os sonhos devem ser ditos para começar a se realizarem. E como todo projeto, precisam de uma estratégia para serem alcançados. O adiamento destes sonhos desaparecerá com o primeiro movimento."

2 comentários:

DANI NAZARÉ disse...

oi linha
hoje vc ganhou uma amiga
vou estar enviando por email
assim q receber me avisa viu

Pedagoga Nunes disse...

Oieee... Valeu Dani! Recebi o mail, ameiiii... Abraço \0/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...